O processo computacional, como um todo, envolve basicamente três grandes aspectos: Hardware, Software e Peopleware.
Para um fácil entendimento, podemos dizer que, para ter-se um computador funcional(Entenda funcional como o computador sendo utilizado na realização de uma tarefa, não importa qual !!!) são necessários esses três elementos.
Ao entramos no mundo da informática, mais especificamente na área de manutenção de PCs, é importante sabermos distinguir essas três vertentes.
HARDWARE
Sempre que nos referimos ao termo Hardware estamos fazendo referência á parte física do computador, ou seja, gabinete, monitor, mouse, teclado, placa-mãe, placa de vídeo, processador, memórias etc. Enfim, Hardware, é o conjunto das diferentes peças que formam um computador como um todo, são aquelas peças que podemos, de fato, estar tocando com as mãos.
SOFTWARE
Já quando falamos em Software estamos nos referindo á toda a parte lógica do computador. Nesse campo podemos incluir softwares básicos(sistema operacionais), drivers e firmwares, e a infinidade e variedade de softwares(programas) aplicativos existentes. É o Software que nos permite utilizar a parte física do computador para um determinado fim, como por exemplo, ouvir uma música, assistir um vídeo, calcular a área de um retângulo, editar uma foto...
Popularmente, costuma-se fazer a seguinte afirmação para diferenciar Hardware e Software:
HARDWARE, A GENTE CHUTA !!! SOFTWARE, A GENTE XINGA !!!
PEOPLEWARE
Hardware + Software é a junção básica que forma um computador. Porém, de nada serviria essa junção sem a participação do usuário. Ou seja, sem a participação da “Pessoa por de trás da máquina”, pois um computador só será útil se nos ajudar a realizar alguma tarefa.
Peopleware é a referência feita á toda a parte humana de um processo computacional, englobando desde a relação Homem/Máquina até as relações inter-pessoais, como por exemplo a relação empresa/cliente ou profissional/cliente
Nenhum comentário:
Postar um comentário