Uma das melhores idéias por trás do desenvolvimento dos computadores pessoais(PCs) foi o uso do conceito de Slots de Expansão.
Os Slots de Expansão, barramentos ou Bus, são as conexões através das quais podemos conectar novas placas á placa mãe. Através dos Slots podemos, por exemplo, utilizar uma placa de vídeo de última geração,
Os Slots provêem a comunicação das placas, e dispositivos conectados á elas, com a Placa-Mãe e os outros componentes do computador.
Existem vários padrões do Slots, alguns já ultrapassados ,outros em pleno uso atualmente. A seguir serão apresentados os mais conhecidos/utilizados em ordem cronológica, do mais antigo ao mais atual.
Slot ISA (Industry Standard Architecture)
O padrão ISA foi o primeiro Slot á ser de fato utilizado e comercializado em PCs, ele surgiu junto com o IBM PC e foi bastante utilizado até meados dos anos 90. Atualmente é raro encontrarmos computadores equipados com Slots ISA, somente em computadores antigos.
O Slots ISA possuíam 2 padrões, o de 8 e o de 16 bits, sendo que o que varia de um para o outro é a taxa de transmissão de dados e também o tamanho físico do conector.
Os conectores ISA eram gigantes se comparados aos padrões usados hoje, e na sua grande maioria, eram fabricados na cor preta. As placas de expansão ISA também eram demasiadamente grandes se comparadas aos padrões atuais.
A taxa de transferência máxima atingida pelo padrão ISA é de 08 MB/s(Mega Bytes por segundo), porém raramente essa marca era atingida, ficando em torno dos 05 MB/s.
Em relação às Placas com conexão ISA, elas podem ser de vários tipos, de uma placa de vídeo á uma placa adaptadora USB, isso se elas forem compatíveis ao padrão ISA, claro!!!
Slot ISA
Slot PCI (Peripheral Component InterConnect)
O Slot PCI, sucessor do Slot ISA, surgiu em meados dos anos 90 sendo que a principal responsável pelo seu desenvolvimento foi a Intel. Atualmente, ainda é bastante comum encontrarmos Placas-Mãe com Slots PCI, sendo que até mesmo as mais atuais apresentam no mínimo um Slot nesse padrão.
O Slot PCI transmite dados á 32bits, mais que o dobro do Slot ISA. Embora o slot PCI seja mais rápido que o antigo padrão ISA os seus conectores são bem menores que os mesmos, e geralmente são na cor branca. Os dispositivos (placas) PCI também são menores que os usados antigamente. Também podemos conectar qualquer tipo de placa aos Slots PCI (se forem compatíveis, é lógico).
A taxa de transferência máxima dos Slots PCI é de 128 MB/s. Uma versão de 64 bits do Slot PCI conseguia alcançar taxa de 512MB/s.
Um padrão pouco conhecido e utilizado foi o PCI-X, que nada mais era, que um Slot PCI de 64 bits que trabalhava até 1064 MB/s. Esse padrão foi pouco comercializado porque gerava mais custo aos desenvolvedores, visto que seu conector necessitava de uma expansão.
Slot PCI
Diferenças entre Slot ISA e PCI
Slot AGP (Accelerated Graphics Port)
Assim como os Slots, as Placas conectadas á eles também foram evoluindo, em especial as placas de vídeo, um dos componentes que mais necessitam de recursos e processamento
Foi exatamente por causa disso que o padrão AGP foi desenvolvido em meados de 98/99, também pelas mãos da Intel. Ao contrário dos outros Slots, o AGP é exclusivo para utilizações gráficas, ou seja,
Os conectores AGP são quase do mesmo tamanho que os PCI, porém sua cor nem sempre é padrão, podendo variar de fabricante para fabricante. Uma maneira fácil de diferenciarmos um conector AGP de um PCI, por exemplo, é através de uma trava de segurança existente na parte traseira do conector AGP, ela serve para fixar melhor a placa de vídeo, que possui um encaixe especial para ela.
Foram desenvolvidas várias versões do AGP, sendo que a última, ou mais atual, transfere dados á uma taxa de até 2133 MB por segundo.
O padrão AGP foi bastante utilizado até meados dos anos 2004, quando passou a ser gradualmente substituído pelo padrão PCI – Express.
Slot AGP
Diferenças entre conctores AGP
Slot PCI – Express
O PCI – Express, também chamado de PCIe ou PCI-EX, foi uma evolução do PCI e surgiu oficialmente no ano de 2004. O PCI_Express veio para substituir tanto o padrão PCI como também o AGP.
Os Slots PCI-Express podem ser usados para a conexão de qualquer tipo de placa (PCI-Express, ou também PCI normal), porém atualmente sua maior utilização é na área gráfica. Sua utilização para esse fim foi tão bem sucedida que praticamente não se encontram mais placas de vídeo comercializadas no padrão AGP, somente no padrão PCI-Express.
Os conectores do padrão PCI Express também não possuem um padrão de cor e nem de tamanho, sendo que o seu tamanho varia de acordo com a versão, quanto maior ou mais recente a versão, maior é o conector.
As versões do PCI-Express variam de 1x(ou 1.0) até 32x, sendo que essa última atinge uma taxa de transferência de 8000 MB/s.
Desde seu lançamento o PCI-Express tem sido o padrão adotado pela maioria dos fabricantes de Placas-Mãe. Nesse ano (2009) está previsto o lançamento do PCI-Express 2.0, que deve trazer avanços em relação à taxa de transferência máxima alcançada.
Padrões de Conectores PCI-Express
Outros Slots
Alguns Slots não foram tão comercializados, seja por questões comerciais, ou técnicas.
É o caso dos Slots AMR(Audio Modem Riser), CNR(Communications and Network Riser ) e ACR(Advanced Communications Riser). Eles não foram tão populares, pois são os chamados Host Signal Processing. Isso significa que os dispositivos nesses padrões utilizam recursos da Placa-Mãe para funcionarem, servindo simplesmente como uma interface de conexão.
Há também o padrão MCA que foi pouco comercializado e utilizado. A principal razão do seu fracasso foi o fato de ele ser um padrão proprietário, assim todas as empresas que pretendiam desenvolver placas nesse padrão necessitavam pagar para a IBM, empresa desenvolvedora do padrão MCA.
Existem também outros padrões de Slots não tão conhecidos, como o VESA e EISA.
Slot AMR
Slot CNR
Slot ACR