Dentre os dispositivos de entrada e saída, aquele que pode ser considerado essencial para nós usuários, é o monitor de vídeo, É através dele que conseguimos visualizar as informações geradas pelo computador.
A responsável por gerar essas informações ou imagens na tela, é a placa de vídeo.
Placa de Vídeo
Internamente, um computador, trabalha com informações binárias. Ele manipula uma seqüência de 0 e 1s, realizando cálculos e gerando resultados. Para nós é muito difícil, ou praticamente impossível compreendermos essas seqüências binárias. A função da placa de vídeo é justamente essa, traduzir essa seqüência de números em imagens ou informações que possamos visualizar e compreender.
Componentes da placa de vídeo
As placas de vídeo podem ser consideradas como um computador em miniatura, pois assim como os PCs, elas possuem uma placa de circuito impresso com trilhas ou barramentos para o tráfego de informações, chip controlador (processador de vídeo ou GPU - Graphic Processor Unit), e unidades de memória para armazenamento de informações.
Como funciona...?
Toda imagem gerada na tela do computador é formada por pixels. Pixel é um ponto luminoso na tela que pode variar de cor dependendo da imagem mostrada. Quando o processador da máquina (CPU) tem que gerar alguma imagem, ele “manda” essas informações para a placa de vídeo, ela por sua vez decide como manipular essas informações.
As informações de cor sobre cada pixel da tela é armazenada na memória de vídeo da placa de vídeo, o GPU calcula essas informações e envia o resultado para a interface de vídeo, onde é convertida em um sinal entendido pelo monitor, gerando assim, a imagem na tela.
Resoluções de vídeo
Quando falamos em resolução de vídeo estamos nos referindo á quantidade de pixels horizontais e verticais que uma placa de vídeo pode suportar. A conotação usada para medir a resolução é: quantidade de pixels horizontalmente x quantidade de pixels verticalmente (ex: 800x600).
As primeiras placas de vídeo operavam á apenas 640 x 480 de resolução, atualmente existem placas que conseguem gerar imagens com resoluções de até 1280 x 1024 px.
Quanto maior a resolução maior será a qualidade da imagem, pois mais pixels podem ser usados para a exibição da mesma.
É valido lembrar que não é só a resolução que determina a qualidade de uma placa, mas si o conjunto que inclui processador e memória de vídeo.
UMA - Unified Memory Archtecture
Placas mãe de baixo custo ou destinada a usuários comuns, apresentam a tecnologia UMA, ou seja trazem a placa de vídeo integrada á placa-mãe(on-board). Essa placa, diferente de uma convencional, não possui memória nem processador próprios. Com isso, todos os cálculos e informações de vídeo são realizados pelo processador e memória da placa-mãe. Isso acaba por prejudicar o desempenho global da máquina, que além de cuidar dos outros processos também tem que cuidar do trabalho da placa de vídeo. Em algumas placas que apresentam essa arquitetura é possível configurar a quantidade de memória da máquina que será usada como memória de vídeo.
Se você possui uma placa de vídeo on-board, pode perfeitamente instalar uma off-board, bastando apenas desativar a antiga.
Evolução das placas de vídeo
O primeiro padrão de tecnologia de vídeo desenvolvido e comercializado foi o MDA (Monochrome Display Adapter). As placas MDA integravam o IMB PC, primeiro PC da IBM. O padrão MDA não exibia imagens coloridas, na verdade não exibia nenhum tipo de imagens além de textos verdes ou brancos em um fundo preto. As placas MDA possuíam no máximo 4kbytes de memória e trabalhavam em resoluções de até 720x350.
As placas no padrão CGA (Color Graphic Adapter) foram as primeiras á exibirem imagens coloridas. Elas integravam o IBM PC XT, sucessor do IBM PC. O padrão CGA trabalha com dois padrões de resolução: o 640x200 gerando imagens com até duas cores simultâneas, e o 320x200 com quatro cores simultâneas.
O padrão de vídeo EGA (Enhanced Graphic Adapter) é mais evoluído que seus dois antecessores. As placas EGA possuem até 128kbytes de memória e trablham em várias resoluções como por exemplo, 320x200 com 16 cores simultâneas e 640x200 com 4 cores.
Melhorias e padronizações no padrão EGA deram origem ao padrão VGA (Vídeo Graphic Adapter). Nesse padrão, desenvolvido pela IBM, a resolução mínima de uma placa é de 640x480 com 16 cores simultâneas, e 256kbytes de memória. Esse padrão é o mais usado em placas de vídeo.
O padrão SVGA (Super Vídeo Graphic Adapter) é usado para designar placas que utilizem o padrão acima do VGA, mais que sejam compatíveis com os padrões do mesmo. As resoluções mais utilizadas no padrão SVGA são 640x480, 800x600 e 1024x768, essa última batizada de UltraVGA.
Placas de vídeo 3D
As maiorias das placas de vídeo exibem com tranqüilidade imagens em 2D, porém para gerar imagens em terceira dimensão (3D) é necessário bem mias poder de processamento. Para gerar esse tipo de imagem, além de informações sobra cada pixel na tela, também é necessário calcular os vértices e ângulos da imagem. Por esse motivo, placas de vídeo 3D possuem processadores com instruções próprias para tais cálculos, além de uma grande quantidade de memória para o armazenamento de informações.
Conectores de vídeo
O padrão de conector que uma placa de vídeo possui indica que tipo de dispositivo poderá ser conectado á ela. As placas MDA e EGA usavam um conector de 9 pinos, que possibilitava a utilização de monitores de fósforo verde. Já o padrão SVGA utiliza um conector de 15 pinos, que é o padrão mais utilizado hoje em dia.
As maiorias das placas de vídeo atuais trazem um conector VGA de 15 pinos, que possibilita a conexão de monitores CRT (Tubo), projetores e monitores LCD.
Algumas placas, além da conexão VGA têm também conexões RCA (Vídeo Composto). Essa conexão apresenta conectores na cor amarelo (vídeo), vermelho (áudio direito) e branco (áudio esquerdo). Esse padrão possibilita assistir vídeos no PC provindos de um aparelho de DVD ou qualquer outro dispositivo que possua tais conexões.
O padrão S-Vídeo (Separated Vídeo ou Vídeo Separado) assim como o RCA é usado em placas de captura de TV. Diferente do RCA o S-Vídeo transmite três fios para transmissão da imagem um para imagem preto-e-branco, um para imagens coloridas e um o fio terra. Esse padrão é bastante utilizado
O novo padrão de conexão lançado foi o DVI(Digital Vídeo Interface). Ao contrario dos outros padrões, onde a imagem digital tem quer convertida em analógica para a exibição na tela, no padrão DVI tudo é feito de forma digital, resultando assim, em uma melhora significativa na imagem. As conexões DVI possuem várias versões cada uma apresentando um conector diferente. É possível usar adaptadores para diferentes tipos de padrões.
O possível sucessor do DVI será o HDMI ( High Definition Multimedia Interface). A principal diferença desse padrão é em relação ao cabo conector. Nessa conexão, utiliza-se um único cabo tanto para vídeo como para som, além de tudo ser transmitido de forma digital. Esse padrão possibilita resoluções de até 192x108pixels, e é o padrão mais utilizado nos novos aparelhos eletrônicos.
Fabricantes.....
Os principais fabricantes de placas mãe atualmente são nVidia com a série GeForce e ATI com suas placas Radeon. Uma empresa que foi bastante popular, más não conseguiu se manter na disputa foi a 3dfx, com suas placas Voodoo.